Retrospectiva 2025: COB firma novas parcerias com adidas, Dasa e Wizard e amplia patrocínios com Medley, Neoenergia e Grupo Águia
Estratégia contempla também o Novo Programa Olímpico de Patrocínio, lançado este ano, para unir a força da marca Time Brasil às missões realizadas pelas Confederações Brasileiras Olímpicas

O ano de 2025 teve início com um grande anúncio para o esporte brasileiro. Em uma noite de gala em celebração aos ídolos do Hall da Fama, no Copacabana Palace, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a adidas anunciaram a parceria para o fornecimento de material esportivo para as delegações brasileiras. O acordo foi firmado para as nove missões do ciclo olímpico de Los Angeles 2028 e passa a valer a partir do início de 2026, nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina. O retorno das três listras à delegação brasileira foi celebrado no universo esportivo, uma vez que a adidas patrocinou o comitê brasileiro nos Jogos Olímpicos de 1984.
Além do fornecimento de material esportivo da adidas, também foram anunciadas em 2025 as parcerias com a Dasa, como laboratório oficial do Time Brasil, e com a Wizard by Pearson, como curso de idiomas.
“Este ciclo olímpico marca uma virada estratégica na forma como o COB se relaciona com o mercado. As parcerias firmadas em 2025 refletem um modelo mais integrado, que conecta marcas fortes ao desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro, às confederações e às diferentes missões do Time Brasil. Nosso foco é construir relações duradouras, com entregas consistentes, que gerem valor para os parceiros e impacto real na preparação dos atletas”, afirma Manoela Penna, diretora de Comunicação, Marketing e Valores Olímpicos do COB.
“Nosso objetivo como marca é realizar entregas consistentes e robustas, que façam sentido e gerem resultados para todas as partes. A chegada desses patrocinadores já no primeiro ano do ciclo olímpico reforça essa estratégia”, afirma Mariana Raad, gerente de Marketing do COB.
Ao longo de 2025, as parcerias do COB também se estenderam aos Jogos da Juventude, competição que valoriza a cultura olímpica e promove o debate sobre temas relevantes entre atletas em formação. “Neste ano, contamos com a Neoenergia e a Vale também nos Jogos da Juventude por meio da Lei de Incentivo, recurso que passamos a captar neste ciclo”, destaca Mariana Raad.
A Neoenergia também teve seu patrocínio renovado em 2025, assim como as marcas Medley e Grupo Águia. São parcerias estratégicas que reforçam o valor das relações de longo prazo e a relevância da associação dessas grandes empresas com o Time Brasil. No caso da Neoenergia, a parceria entrou em uma nova fase, com foco no fornecimento de energia elétrica 100% renovável, no mercado livre, para o Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro, além da continuidade das ações de incentivo ao esporte feminino no país.
Esse movimento de renovação contempla o Programa Olímpico de Patrocínio, lançado este ano para fortalecer o movimento olímpico como um todo, ampliando oportunidades de visibilidade e ativação para os patrocinadores e gerando mais receita e exposição para confederações e atletas.
“Este é um projeto inédito e de grande valor, alinhado ao objetivo do COB de construir e fortalecer uma Nação Esportiva, ao mesmo tempo em que amplia o protagonismo e a relevância das confederações no cenário comercial. A adesão das confederações foi expressiva”, conclui Mariana Raad.












